sábado, 21 de abril de 2012

Panfleto da carta dos usuários do SUS de Senador Rui Palmeira

Coluna Gente que faz humanização em Alagoas

Estamos inaugurando a coluna do blog Gente que faz humanização em Alagoas. Nossa intenção é divulgar ações de profissionais e municípios de diversos lugares que por muitos motivos não aparecem. Vamos mostrar que nós estamos sim fazendo a PNH se tornar realidade com ações macro ou micro abrangentes, mas cada uma dando sua contribuição para tornar a saúde e o SUS do nosso estado mais universal, equânime e integral como pressupõe os princípios do SUS.

Para começar vamos mostrar uma ação da Cidade de Senador Rui Palmeira. Quem enviou o material foi a nossa colega do curso de Formação de Formadors da PNH em Alagoas Elzicleia Oliveira. a ação é: Trabalhando a carta dos usuários do SUS. Ela nos conta a seguinte história da ação:


"Na última Conferência Municipal de Saúde ficou acordado que em cada UBS ficaria um cartaz com a carta dos direitos dos usuários. Entretanto as pessoas não paravam para ler, muitas por saberem ler mesmo. Chamei um dos conselheiros de saúde Valci Melo que sempre se destacou pela sua forte atuação, expus o problema e daí surgiu a idéia de divulgar nas comunidades. Confeccionamos panfletos  e banner também e durante as reuniões quinzenais na comunidade trabalhamos todos os 6 princípios e tiramos as dúvidas da população. A UBS que trabalhamos é a  Mons. Moiséis Vieira dos Anjos e fica no Povoado Candunda na Cidade de Senador Rui Palmeira."


Segue algumas fotos das reuniões coma comunidade.


Vou colocar também o panfleto que eles criaram no próximo post.

Esse espaço está aberto, enviem seu material e vamos mostrar nossa cara!
Posted by Picasa

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Compartilhando ação do Estado


              
                                                                                                                             Foto: Olival Santos

Repórter:
Neide Brandão


Em visita ao Hospital Geral do Estado (HGE), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, ratificou a importância do contato com os profissionais que prestam serviços nas unidades de Saúde do Estado. Os servidores apresentaram reivindicações e deram sugestões para melhorias na unidade hospitalar.
O encontro, que faz parte do Programa Aberto para Ouvir (Papo), contou com a participação do superintendente de Atenção à Saúde, Sival Clemente, e das coordenadoras de Ações Estratégicas, Camille Wanderley, e de Gestão de Pessoas, Laura Torres, além de gestores e coordenadores do HGE.
“Estamos buscando ficar mais próximos das unidades ligadas à Sesau, afinal, quem vivencia as dificuldades, muitas vezes, sabe as melhores maneiras de resolvê-las. Não adianta criar hospitais sem otimizar os que temos. O HGE está a frente de outras unidades por já possuir uma equipe de profissionais engajada nas melhorias do hospital, através do Fórum Permanente do HGE”, citou o secretário Alexandre Toledo.
Durante a reunião, os profissionais abordaram a sobrecarga de trabalho dos que atuam na unidade com atendimentos sempre acima do número de leitos, a tramitação dos processos e a necessidade do ponto biométrico, da reestruturação do serviço de Nutrição, a informatização da Farmácia e do Serviço de Arquivo Médico, entre outros assuntos.
A coordenadora de Ações Estratégicas, Camille Wanderley, explicou que o redimensionamento das unidades foi realizado e que, em conjunto com a secretaria de Gestão Pública, está sendo viabilizada a possibilidade de realização de concurso público.
Já o superintendente de Atenção à Saúde, Sival Clemente, sugeriu a realização de reuniões com as coordenações e gerentes das unidades para discutir planejamento e finanças no SUS.
Ainda de acordo com Camille Wanderley, as reivindicações apresentadas serão discutidas por um Grupo de Trabalho. A partir de então, as proposições terão encaminhamento por meio de um Plano de Ação e serão colocadas em prática para melhorar a estrutura das unidades e, consequentemente, o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso intuito é criar um canal de comunicação entre os responsáveis pela gestão do SUS e seus profissionais. A partir de então, faremos visitas periódicas com o objetivo de discutir e solucionar os problemas,” enfatizou a coordenadora de Ações Estratégicas da Sesau.


Fonte: Ascom / HGE

domingo, 15 de abril de 2012

Urgente! Próximo módulo será nos dias 17 e 18 de maio







O próximo módulo será nos dias 17 e 18 de maio. O tema será REDES. O módulo de abril foi cancelado pois o Ministerio da Saude convocou as 2 consultoras que vinham dar o curso para uma reuniao sobre Redes nas datas do nosso curso. 

Em junho, haverá o I Seminários Alagoano sobre PNH, que contará com a presença do Dário Pasche e do Coordenador Nacional da PNH, neste haverá o encerramento do nosso curso e a certificação dos alunos aprovados.
 

LUZIA PRATA


Obs.: Informo também que o blog vai abrir uma coluna: Gente que faz Humanização em Alagoas e o primeiro post será de uma ação da Cleinha Oliveira com a ação: Trabalhando a cartilha do usuário do SUS em Senador Rui Palmeira. Este espaço estará aberto para quem quiser divulgar suas ações de humanização.  Abraços

Paula

domingo, 1 de abril de 2012

Registros do V encontro do curso






 E aconteceu nos dias 29 e 30 de março de 2012 em Maceió/AL o V Encontro do Curso. Esse mpodulo teve como um dos temas Ambiência.

Facilitadoras:
Cleusa Pavan
Mirella Pilom Pessatti