quinta-feira, 24 de maio de 2012

Seminário Estadual de Humanização

Prezados(as) colegas trabalhadores da Saúde:
Compartilho mensagem de Luzia Prata: Ocorrerá no dia 15/06 o I Seminário Alagoano sobre a Política Nacional de Humanização HumanizaSUS, no Hotel Enseada, das 08 as 18h. Na opotunidade estará presente o Coord. Nacional da PNH Sr. Gustavo, teremos momentos de discussão, troca de experiencia, mesa redonda e a certificação dos alunos que alcançaram os requisitos do I Curso de Formação de Formadores da Política Nacional de Humanização em Alagoas.
Em breve as inscriçoes estarão abertas no site da SESAU garantam sua vaga pois teremos lugares limitados. Bj grande e vamos humanizar o SUS!!

Compartilhado do Facebook de Juliana Enderes Lisboa

terça-feira, 22 de maio de 2012

Momentos do 6º Módulo - Maio de 2012



E estamos chegando ao final do curso. O assunto debatido nesse 6º módulo foi redes e foi apresentado pela consultora Alyne Lima. O encontro contou com os consultores da PNH Jane Curbani e Sérgio Aragaki.
Posted by Picasa

sábado, 19 de maio de 2012

Outra matéria da SESAU sobre a Câmara Técnica de Humanização

A apresentação foi realizada durante a reunião da Câmara Técnica de Humanização do SUS
Foto: Ascom / HGE
HGE apresenta ações de humanização da assistência
A reunião contou com palestra da técnica de RH do HGE, Vera Calado
Repórter:
Ednar Costa

As ações para implantação da Política Nacional de Humanização (PNH) no Hospital Geral do Estado (HGE) foram apresentadas nesta quinta-feira (17) durante a reunião da Câmara Técnica de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), que aconteceu no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No encontro, Vera Calado, técnica de Recursos Humanos do Serviço de Gestão de Pessoas do HGE, defendeu a necessidade de inserção do hospital no contexto da PNH visando maior interação entre gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.
“Apesar de ainda estarmos no início da construção do projeto, percebemos que já aplicamos muitas das diretrizes da política de humanização. Mas precisamos sensibilizar os servidores para a sua efetiva aplicação”, afirmou.
Segunda ela, a equipe responsável pela humanização já está realizando exercícios propostos no curso de formação de formadores da PNH.  “Realizamos a primeira Roda de Conversa e foi criada uma comissão para organizar uma oficina com grupos de trabalho para elaboração do projeto”.
Dentre as ações que já estão sendo desenvolvidas na unidade hospitalar estão as reuniões gerenciais, acolhimento do usuário, atividades de valorização do servidor, ouvidoria, classificação de risco e participação no curso de gestão das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde. Além de Vera Calado, compõe a equipe de humanização Quitéria Amâncio, Josiete Fragoso e Cícera de Barros.
Para Jane Curbani, consultora do Ministério da Saúde, o que diferencia a política de humanização é seu método, pois prioriza a participação dos interessados como fator primordial para continuidade das atividades.
“É extremamente necessário criar movimentos nos serviços hospitalares em prol da humanização. Geralmente, os hospitais públicos são alvos de mídia negativa, daí a necessidade de um olhar mais cuidadoso para os usuários e os trabalhadores”, destacou.
A câmara técnica de humanização é formada por representantes do HGE, secretarias de saúde do Estado e do município de Maceió; Samu; Hemoal; ambulatórios 24h; unidades básicas de saúde; Uncisal; Ministério da Saúde, entre outras instituições.
Experiências exitosas - A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil  e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A estratégia tem sido experimentada em todo o País, com a análise dos problemas e dificuldades em cada serviço de saúde e tomando por referência experiências bem-sucedidas de humanização.

Matéria da SESAU sobre a reunião da Câmara Técnica de Humanização

Consultora do MS, Jane Curbani, conduziu a reunião com o objetivo de fortalecer as Redes de Humanização
Foto: Ascom / SAMU
Saúde discute sobre a Política Nacional de Humanização em Alagoas
Reunião foi coordenada pela consultora do MS, Jane Curbani
Repórter:
Arnaldo Santtos

O Ministério da Saúde (MS), junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou ampla discussão sobre a Política Nacional de Humanização em Alagoas. A consultora do MS, Jane Curbani, conduziu a reunião que aconteceu nesta quinta-feira (17), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Nosso principal objetivo é fortalecer as Redes de Humanização que estão espalhadas em todo o país. Isso implica ouvir, em cada local, as necessidades, as demandas e a partir daí intervir com a melhor resposta possível, por meio de ações concretas”, comentou a consultora.
Segundo Jane Curbani, o Ministério da Saúde está construindo uma política voltada para a atenção e gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como HumanizaSUS. “Queremos um SUS humanizado e entendemos que essa tarefa convoca a todos: gestores, trabalhadores e usuários”, comentou.
“Essa é uma estratégia importante, porque visa discutir as demandas de cada local. A humanização é política transversal na rede SUS, que atinge diferentes ações e instâncias gestoras do sistema. A política implica traduzir os princípios do SUS em modos de operar dos diferentes equipamentos e sujeitos da rede de saúde” explicou a consultora.
É objetivo da política, de acordo com a consultora do MS, construir trocas solidárias e comprometidas de casos exitosos com a tarefa de produção de saúde e produção de sujeitos comprometidos com a humanização de modo geral.
De acordo com a coordenadora de Gestão do Samu, Jociara Márcia Silva Correia, a Câmara Técnica é um espaço aberto a todos os serviços e profissionais de Saúde. Esse espaço consolidado de discussão vem crescendo e proporcionando grande aprendizagem a todos que participam dela.
Na pauta da reunião, houve debate sobre as dificuldades das Unidades de Saúde do Estado, sobretudo na assistência do usuário. “Todos os servidores devem se comprometer para melhorar o SUS e isso só será possível se fortalecermos o SUS e a rede de humanização”, finalizou Jane Curbani.



Fonte: Ascom / SAMU

terça-feira, 15 de maio de 2012

Reunião da Câmara Técnicca de Humanização

       Pelo presente venho convidar a todos os membros da Câmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas, bem como todos os alunos do Curso de Formadores na Política Nacional de Humanização a prestigiarem a reuniao do mês de maio/2012 da Câmara Técnica, importante dispositivo da PNH implantado em Alagoas, a disposição de todos os serviços e profissionais de saúde, espaço consolidado de discussão, que vem crescendo e proporcionando grande aprendizado a todos os que participam dela. Informamos que nossa reuniao ocorrerá: 

Data: 17/05/12 Horário:08:30h 

Local: SAMU Maceió, bairro do Farol.



Esperamos contar com a presença de todos.

 Atenciosamente, Luzia prata

sábado, 5 de maio de 2012

Tarefa Módulo III

Tema: Valorização do trabalho em Saúde e Saúde do Trabalhador
 
- À luz das diretrizes e dispositivos da PNH escreva uma proposta de plano de valorização do trabalho em saúde e promoção da saúde do trabalhador para o serviço onde está atualmente lotado.
 
Mãos a obra!